Projeto

  • Como o primeiro é o primeiro, o projeto CeliAct teve como objetivo estabelecer um biorepositório de amostras de sangue, fezes e biópsias duodenais de doentes celíacos portugueses e dos seus familiares de primeiro grau, para permitir a investigação futura de biomarcadores relacionados com bactérias e a sua contribuição para a fisiopatologia da doença celíaca.
    • Foram recrutados mais de 50 doentes celíacos pediátricos e adultos e os seus familiares de primeiro grau, com a inestimável colaboração do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Central de Leiria, da Associação Portuguesa de Celíacos e do Serviço de Anatomia Patológica do Grupo Beatriz Godinho.
    • Foi também recolhida informação demográfica, história clínica concomitante, sintomas, dieta e outra informação pertinente para a saúde do sujeito.
  • Uma vez que o glúten é central na Doença Celíaca, um segundo objectivo do projecto CeliAct foi o de iniciar a caracterização bioquímica da digestão do glúten com e sem a participação de bactérias, particularmente da gliadina, a sua fracção mais imunogénica.